PREPARADO PARA REGULARIZAR A SUA EMPRESA?
ENTRE EM CONTATO »
MANDE UMA MENSAGEM:
(11) 95450-2250
Ao fundo, dois extintores de incêndio e em primeiro plano a frase: segurança contra incêndio

Além do alvará de funcionamento, para abrir uma empresa de forma regular é necessário ter o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiro (AVCB). Esse documento, emitido pelo corpo de bombeiros dos municípios, atesta se um estabelecimento cumpre todas as normas de segurança contra incêndio. 

Em estados como o de São Paulo, o AVCB é obrigatório para todos os tipos de empresa. Neste artigo, nós mostramos os passos necessários para tirar ou renovar o alvará do corpo de bombeiros para um estabelecimento. Confira! 

Desenvolver um projeto de segurança contra incêndio 

A primeira ação que deve ser tomada para conseguir a emissão do AVCB é desenvolver um projeto de segurança contra incêndio que estabeleça todas as mudanças a serem feitas na edificação para que ela se adeque à legislação. 

Para isso, é necessário contratar uma empresa de engenharia e segurança especializada em adequações de espaços às normas do corpo de bombeiro. 

Submeter o projeto de segurança contra incêndio à aprovação do corpo de bombeiros 

Depois de desenvolvido, o projeto de segurança contra incêndio deve ser submetido ao corpo de bombeiros da cidade em que a empresa será instalada. 

Se o projeto obedecer às normas, ele receberá a liberação para que as adequações sejam feitas. Caso contrário, os bombeiros apontarão ajustes no projeto para que ele se adeque às normas de combate a incêndios. 

Adequar o espaço da empresa ao projeto

Se o projeto de combate a incêndio for aprovado pelo Corpo de Bombeiros, é hora de realizar na edificação as mudanças apontadas na planta. 

As adequações da construção devem seguir exatamente aquilo que está indicado no projeto que foi submetido à análise dos bombeiros. 

Solicitar a vistoria do Corpo de Bombeiro

Depois de realizadas todas as modificações planejadas no projeto de segurança contra incêndio, deve-se solicitar a vistoria do Corpo de Bombeiro. Na vistoria, os bombeiros vão verificar se foram realizadas todas as adequações necessárias e se a edificação está preparada para ações de combate ao fogo. 

Se as adequações foram realizadas como deviam, a emissão do AVCB é liberada. Caso contrário, serão indicadas novas alterações na edificação e será estabelecido um prazo para que elas sejam realizadas e uma nova vistoria aconteça. 

Como você pode notar, para conseguir a emissão do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiro é preciso seguir alguns passos, e o primeiro dele inclui a contratação de uma empresa especializada em projetos de segurança contra incêndio, como a Sallus Engenharia, que há mais de 15 anos atua nesse segmento. 

Se você quer muita agilidade e nenhuma dor de cabeça ao solicitar a emissão do AVCB do seu estabelecimento, acesse a página do nosso site dedicada aos serviços de emissão de alvarás e licenças e veja como podemos ajudá-lo.

© 2020 Todos os direitos reservados à Sallus Engenharia Jurídica
 
Desenvolvido por Agência Galatéia