Open/Close Menu Licenciadora e Certificadora em SP
PREPARADO PARA REGULARIZAR A SUA EMPRESA?
ENTRE EM CONTATO »
MANDE UMA MENSAGEM:
(11) 95450-2250

er um alvará de funcionamento não se trata de luxo, isto porque, ele é um documento obrigatório para qualquer empresa e isso inclui a sua.

Assim que um estabelecimento planeja iniciar suas atividades precisa buscar a emissão do alvará de funcionamento. A emissão do alvará ou sua renovação são concedidos pela prefeitura ou algum outro órgão governamental municipal, entretanto para solicitá-los é indicado que sua empresa conte com a assessoria especializada de uma empresa como a Sallus, que agiliza os processos e simplifica toda a burocracia.

Agora, vamos ver um pouco mais sobre os tipos de alvarás de funcionamentos e como é possível solicitar a segunda via deste documento tão importante:

Quais os tipos de alvarás de funcionamento?

Existem quatro tipos de alvará de funcionamento. Dependerá da atividade realizada por sua empresa, a categoria em que ela será considerada:

  • Auto de Licença de Funcionamento Condicionado (ALF – C): voltado para edificações que estão irregulares ou inscritas no Cadastro Informativo Municipal. Nesse caso, o empresário pode continuar as atividades enquanto resolve os problemas na edificação. 
  • Alvará de Funcionamento de Local de Reunião (ALF): emitido para todos os estabelecimentos que tenham reunião de pessoas, como bares e restaurantes.
  • Auto de Licença de Funcionamento (ALF): válido para imóveis não residenciais, com instalações comerciais, industriais ou de serviços.
  • Alvará de Autorização para Eventos Públicos e Temporários: para locais, públicos ou privados, que realizam eventos para mais de 250 pessoas. A cada evento, um novo documento deve ser expedido.

Benefícios de funcionamento para o empresário

Ao emitir o documento, a empresa passa a atuar conforme a legislação, evitando dores de cabeça com fiscalizações e autuações, garantindo assim a boa imagem do seu negócio.

O alvará é um documento que confirma que sua empresa está apta a atuar, cumprindo todas as exigências necessárias, inclusive com a segurança de todos que acessarem o estabelecimento. Essa certificação é uma forma de demonstrar comprometimento com seus funcionários e clientes.

Como solicitar a 2ª via?

Geralmente, a necessidade de renovação ou solicitação de segunda via se justificam em caso de perda ou quando existem reformas que modificam a planta do imóvel. Seguindo a mesma mecânica da solicitação de uma emissão e obedecendo às exigências de cada região, o responsável deve procurar o órgão responsável de sua cidade.

É necessário, portanto, entrar no site da cidade para verificar as orientações. Explicar o motivo do pedido da segunda via é o primeiro passo. Antes do preenchimento do documento para entrega no órgão competente, recomenda-se verificar se há alguma cobrança de taxa referente ao serviço.

A depender da situação, a segunda via poderá ser recebida pelo e-mail, mas o ideal é que você tenha total certeza do que está fazendo para não ter prejuízo e perda de tempo. Conte com a nossa equipe para te ajudar em todo processo, desde a solicitação até a emissão. Solicite agora mesmo seu orçamento de regularização: https://www.sallusengenhariajuridica.com.br/orcamento-de-regularizacao/

© 2020 Todos os direitos reservados à Sallus Engenharia Jurídica
 
Desenvolvido por Agência Galatéia