Open/Close Menu Licenciadora e Certificadora em SP
PREPARADO PARA REGULARIZAR A SUA EMPRESA?
ENTRE EM CONTATO »
MANDE UMA MENSAGEM:
(11) 95450-2250
topografia para regularização de imovéis

Topografia para regularização de imóveis

 

A topografia de imóveis urbanos é um processo fundamental quando o assunto é garantir a segurança jurídica e a valorização das propriedades em áreas urbanas. 

 

E para que você saiba mais sobre essa área de estudo responsável por analisar as características geográficas e geométricas de um terreno, permitindo a elaboração de mapas, plantas e projetos de engenharia, elaboramos este conteúdo. 

 

Acompanhe e boa leitura!

 

O que é topografia

 

A palavra topografia vem do grego “topos” que significa lugar e “graphen” que significa descrição. Assim, a topografia é uma ciência definida como a descrição minuciosa de um lugar.

 

Ela nasceu alinhada com a cartografia, ciência que estuda mapas, e se encarrega de descrever todas as características da superfície de um lugar. Como relevo, declínio e outros acidentes geográficos.

 

O estudo da topografia se divide em 4 áreas básicas:

 

  1. Topometria ou levantamento topográfico: medição precisa de distâncias e ângulos de um terreno. São divididos em levantamento planimétrico, altimétrico e planialtimétrico.
  2. Topologia: análise e interpretação dos dados coletados.
  3. Taqueometria: medição das altitudes – o que permite a elaboração de curvas de nível em cartas topográficas.
  4. Fotogrametria: permite conhecer o relevo de uma região a partir de fotografias.

 

Levantamento planimétrico, altimétrico e planialtimétrico

 

Como dito acima, existem 3 tipos de levantamento topográfico.

O levantamento planimétrico é a medição das projeções horizontais que definem uma área e por isso, é usado principalmente para determinar as dimensões de um terreno.

Já o levantamento altimétrico ajuda na identificação das alturas de um terreno e é responsável por identificar o grau de declividade de um terreno.

A união desses dois levantamentos resulta no levantamento planialtimétrico, sendo esse o método que permite um mapeamento mais completo da área. 

 

Porque é importante

 

Com os serviços de topografia é possível compreender as possibilidades de construção em determinado terreno. Como descobrir o melhor tipo de fundação, de edificação, entre outros fatores para executar uma obra que proporcione o melhor aproveitamento do terreno. Isso é essencial para evitar erros de execução e prejuízos. Mas não é só, a topografia serve também para, entre outras coisas:

 

  • Demarcação de limites de terreno;
  • Cadastro de superfície;
  • Retificação de áreas;
  • Regularização de áreas rurais.

 

A topografia e a regularização de imóveis

 

Especialmente quando se trata de imóveis urbanos, o estudo topográfico desempenha um papel crucial, uma vez que garante o registro legal da propriedade nos órgãos competentes, como o Registro de Imóveis. Então, com a propriedade regularizada, fica mais fácil o acesso ao crédito e financiamento bancário, além da proteção da  propriedade contra invasões e disputas judiciais.

 

A topografia, juntamente com o  georreferenciamento, são processos  essenciais para a regularização fundiária urbana, buscando solucionar questões relacionadas à ocupação irregular de terras. Desse modo, ao realizar esses estudos, torna-se possível identificar as propriedades em situação irregular e adotar as medidas necessárias para sua regularização.

 

E tem mais, quando o assunto é usucapião, o  tamanho do imóvel é uma das principais características levadas em consideração para saber qual tipo deve ser pedido. Por isso, para dar andamento com o processo no cartório, um dos requisitos básicos é ter a planta topográfica e um memorial descritivo do imóvel. 

 

Assim, é fundamental fazer um levantamento topográfico para regularização de imóveis por usucapião. Esse documento irá conter informações detalhadas sobre o terreno (dimensões, os limites com as propriedades vizinhas e tudo o que se encontra nele), que são essenciais para o processo. 

 

Precisando fazer a regularização de imóveis, mas não faz ideia por onde começar? Recomendamos a leitura do nosso artigo  Regularização de imóveis: o que você precisa saber.

 

Onde contratar serviços de topografia?

 

Portanto, se você deseja uma empresa séria e experiente para fazer a topografia do seu terreno? Conheça a Sallus Engenharia Jurídica. Estamos há mais de 15 anos no mercado com profissionais devidamente credenciados e habilitados, prontos para realizar serviços de topografia e a regularização dos seus imóveis!

 

Somos especializados em serviços topográficos, ou seja, na medição de áreas rurais ou urbanas, tais como perímetro das divisas, vias de acesso, árvores, córregos, perímetro externo das construções, caixas e demais interferências. 

Assim, você terá em mãos as divisas com as dimensões lineares e angulares, perímetro das construções, vias de acesso, todas as interferências visíveis e as curvas de nível de metro em metro da sua propriedade para os mais diversos fins. 

Fale conosco e conheça nossos serviços!

 

 

Levantamento Planimétrico – Cadastral / Atestado

O trabalho consiste na medição de áreas rurais ou urbanas, tais como perímetro das divisas, vias de acesso, árvores, córregos, perímetro externo das construções, caixas e demais interferências. O levantamento Planimétrico cadastral apresenta as divisas com as dimensões lineares e angulares, perímetro das construções, vias de acesso, todas as interferências visíveis e as curvas de nível de metro em metro.

Certidões de Imóveis Rurais

O sistema gera benefícios aos contribuintes, pessoa física ou jurídica, na medida em que permite a emissão da certidão conjunta do imóvel rural diretamente pelo sítio da Receita Federal. A implantação da certidão conjunta as pendencias relativas aos débitos inscritos em Dívida Ativa da União também passam a ser consideradas quando da solicitação do documento.

Retificação de Área

É o instrumento certo para corrigir medidas erradas ou omissas que constam na matrícula do imóvel do Cartório de Registro de Imóveis, é importante para que seu registro tenha informações precisas, com medidas levantadas por equipamentos de última geração, contendo informações de ângulos, azimutes, pontos de referência e confrontantes.

Preparado para Regularizar a sua Empresa?

© 2020 Todos os direitos reservados à Sallus Engenharia Jurídica
 
Desenvolvido por Agência Galatéia