Open/Close Menu Licenciadora e Certificadora em SP
PREPARADO PARA REGULARIZAR A SUA EMPRESA?
ENTRE EM CONTATO »
MANDE UMA MENSAGEM:
(11) 95450-2250

Se você já ouviu falar em desdobro e remembramento de lotes, mas não sabe do que se trata? Então este texto é para você. Confira e tire suas dúvidas sobre o assunto. 

 

Boa leitura!

 

1. O que é desdobro de lote?

O desdobro de lote nada mais é do que a divisão de um determinado terreno em dois ou mais lotes, com a devida autorização da Prefeitura da cidade e de acordo com o previsto em lei municipal. 

Para que ele seja realizado é preciso que o proprietário possua a escritura pública do terreno em seu nome, com registro da matrícula imobiliária.

E, desde que se respeite as dimensões mínimas de frente para a rua e áreas mínimas exigidas pelas Prefeitura, não há limite para a quantidade de lotes.  

2. Qual a diferença entre desmembramento e desdobro de lote?

É comum a confusão entre esses dois procedimentos. O desmembramento é a divisão de uma gleba de terra em lotes. Já o desdobro de lote é a divisão de um lote em dois ou mais lotes.

3. Como é feito o procedimento do desdobro?

 

Veja abaixo o passo a passo do procedimento do desdobro:

  • Um profissional habilitado pelo CREA deverá medir o terreno, com ou sem construção, e preparar as plantas e o memorial descritivo, para protocolar e aprovar na Prefeitura Municipal. 
  • Junto com o memorial, deve-se juntar as plantas, o alvará da Prefeitura e o requerimento de solicitação de desdobro preenchido para apresentar ao oficial do Cartório de Registro de Imóveis com a assinatura de todos os proprietários e cônjuges, com firmas reconhecidas, o número de matrículas e a descrição do imóvel subdividido.
  • Após o protocolo em Cartório e estando tudo em ordem, o Oficial de Registro de Imóveis irá proceder a averbação da subdivisão e encerramento da matrícula originária e abrir as novas matrículas dos imóveis divididos.

4. Quais são os benefícios do desdobro para o proprietário?

O desdobro de lote traz alguns benefícios para o seu proprietário, entre ele:

  • Cria espaço para diversos tipos de construções (residências, salas comerciais, pequenos prédios ou galpões), e com isso, o seu imóvel é valorizado; 
  • Terreno com menor valor de IPTU;
  • É uma maneira eficaz de regularizar construções existentes nos fundos do terreno;
  • Dá um fim aos desentendimentos e discussões entre herdeiros de um imóvel.

5. O que é o remembramento de lotes?

 

O remembramento de lotes é o procedimento através do qual dois ou mais lotes são unificados, gerando-se um novo lote.

Ou seja, duas matrículas são unificadas, gerando uma nova matrícula.

O procedimento de remembramento de lotes deve estar de acordo com a lei do município onde se encontram localizados, conforme estipulado pela Lei 6.766/79.

6. Quais os tipos de remembramento de lotes?

 

Existem os seguintes tipos de remembramento de imóveis:

  • Remembramento de imóveis urbanos;
  • Remembramento de imóveis rurais, que se dividem em: 
    • Remembramento de imóveis rurais pela topografia clássica;
    • Remembramento de imóveis rurais georreferenciados.

7. Quais os cuidados que você precisa ter ao fazer o remembramento de lotes? 

 

O principal cuidado que você precisa ter ao fazer o remembramento de um imóvel é quanto ao tamanho do imóvel resultante e ao comprimento da frente do imóvel resultante. 

Isso porque a legislação municipal define os valores mínimos e máximos de frente para os imóveis urbanos e, ao fazer o remembramento, você pode acabar ficando com um imóvel com um comprimento de frente ou tamanho maior do que o estipulado pela legislação.

No mais, é importante destacar que os terrenos que serão remembrados devem pertencer a um único proprietário, ou seja, donos diferentes não podem fazer a unificação de lotes.

8. Como é o remembramento? 

 

Para o remembramento deve ser aberto um processo administrativo junto à Prefeitura, com projeto assinado por profissional habilitado.

O requerimento deve conter as certidões de propriedade dos lotes a serem remembrados com as certidões negativas de IPTU, memorial descritivo e as plantas dos terrenos, antes e depois do remembramento.

Cabe ao órgão público responsável emitir a licença de autorização da unificação, a qual deve ser averbada no Cartório de Registro de Imóveis.

Desdobro e remembramento de lotes? Conte com a Sallus Engenharia

 

O processo de desdobro e remembramento inclui a apresentação de diversos documentos e possíveis correções, que podem ser solicitadas pelos órgãos públicos. Por isso, é fundamental contar com ajuda especializada.

E quando o assunto é ajuda especializada, conte com os serviços da Sallus Engenharia Jurídica e fique tranquilo.

© 2020 Todos os direitos reservados à Sallus Engenharia Jurídica
 
Desenvolvido por Agência Galatéia