PREPARADO PARA REGULARIZAR A SUA EMPRESA?
ENTRE EM CONTATO »
MANDE UMA MENSAGEM:
(11) 95450-2250
Gestão ambiental empresarial

Quando se está começando um negócio ou expandindo um empreendimento é fundamental pensar nos impactos ambientais que ele pode causar. Afinal, sustentabilidade não é uma moda passageira e as empresas precisam entender a importância da gestão ambiental empresarial.

Para você que tem um negócio mas ainda não age para minimizar os impactos das suas atividades na Natureza, nós escrevemos este artigo para orientar sobre os benefícios de dar atenção às questões de preservação e sustentabilidade. Boa leitura!

O que é gestão ambiental empresarial

Sistema administrativo que se preocupa com os impactos das atividades econômicas da empresa no meio ambiente, a gestão ambiental empresarial tem como principal objetivo reduzir ao máximo os danos que a operação de um negócio pode causar à Natureza. 

E sua primeira ação fundamental é estar em dia com as licenças ambientais que garantem que a empresa atua atendendo às normas dos órgãos de controle ambiental. 

3 vantagens de investir em gestão ambiental na sua empresa

Além de ajudar na preservação do planeta, a gestão ambiental pode trazer muitos benefícios para os negócio de uma empresa. Três dessas vantagens nós listamos abaixo:

1. Conseguir incentivos fiscais e outro benefícios governamentais

Uma empresa que se preocupa com o meio ambiente e com a sustentabilidade aumenta consideravelmente as chances de participar de programas de investimento ou de conseguir financiamentos bancários e governamentais.

Assim, podemos dizer que investir em gestão ambiental empresarial traz muitas compensações fiscais e financeiras.

2. Conquistar clientes

As organizações que investem em sustentabilidade mostram aos consumidores que são éticas e responsáveis. E isso, por sua vez, acaba chamando a atenção de um grupo de consumidores que se preocupa com o meio ambiente e tem como prioridade adquirir produtos de empresas com esse mesmo perfil.

3. Melhorar a imagem corporativa do negócio

A gestão ambiental empresarial faz com que o mercado associe sua marca à preservação ambiental e à sustentabilidade, o que melhora consideravelmente sua imagem diante do público, dos fornecedores, dos parceiros comerciais e da concorrência.

Como aplicar a gestão ambiental na sua empresa

Muitas empresas já colocam em prática ações de responsabilidade socioambiental. Essas, geralmente, criam comitês organizacionais que propõem ações e mensuram os impactos ambientais da companhia dentro e fora do ambiente corporativo.

Ações simples e eficazes como as citadas abaixo podem ser colocadas em prática com sucesso dentro de uma empresa:

  • uso de recursos naturais de forma racional e sustentável
  • manutenção da biodiversidade nas áreas da empresa
  • adoção de sistemas de reciclagem de resíduos sólidos
  • tratamento e reutilização de recursos naturais dentro do processo produtivo
  • criação de produtos que provoquem o mínimo impacto ambiental possível
  • criação de programas de pós-consumo para retirar do meio ambiente os produtos, ou partes deles, que possam contaminar o meio ambiente, como pneus usados, pilhas, baterias de telefones celulares, peças de computador etc.

Todavia, seja quais forem as medidas adotadas, é fundamental engajar todos os colaboradores da empresa por meio de campanhas e treinamentos para que conheçam as ações de sustentabilidade da empresa, sua importância e formas de colaboração.

Os colaboradores e parceiros devem entender o compromisso da empresa e o papel de cada um nesse processo. Gostou de saber mais sobre gestão ambiental empresarial? Então, acesse a página da Sallus dedicada ao serviço de licenciamento ambiental e veja como podemos ajudar a sua empresa nesse assunto.

© 2020 Todos os direitos reservados à Sallus Engenharia Jurídica
 
Desenvolvido por Agência Galatéia