Open/Close Menu Licenciadora e Certificadora em SP
PREPARADO PARA REGULARIZAR A SUA EMPRESA?
ENTRE EM CONTATO »
MANDE UMA MENSAGEM:
(11) 95450-2250
Acessibilidade

Estar adaptada à legislação de acessibilidade é essencial para toda empresa que deseja abranger o máximo de público possível. Além de ser uma determinação que envolve o direito universal de ir e vir.

Garantir que as instalações da sua empresa são um ambiente arquitetonicamente amigável a todo tipo de pessoa possibilita que mais clientes tenham acesso ao que o seu negócio oferece. E assegura a inclusão, o que traz vantagens competitivas para a empresa, além de evitar multas e outras penalidades pela inacessibilidade.

Para mostrar a você a importância da acessibilidade nas edificações e mostrar como adequar sua empresa ou condomínio, escrevemos este conteúdo. Confira!

O que é acessibilidade?

Acessibilidade é o conceito que define a possibilidade real de qualquer pessoa poder acessar algo ou algum lugar. 

O tema está diretamente associado ao dever de governos e empresas se atentarem às necessidades de indivíduos com algum tipo de deficiência e oferecer a eles espaços adaptados, que não apresentem entraves a sua circulação e atividades. 

Qual lei trata da acessibilidade nas empresas?

No Brasil, toda organização deve estar adequada à Lei de Cotas para Deficientes, promulgada em 1991, à Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, de 2015, e à Norma Brasileira da ABNT 9.050. Todas elas estabelecem critérios de padronização e garantia de acessibilidade.

Dessa forma, podemos compreender que, nas empresas, a acessibilidade, além de ser um conceito de aproximação, também é um determinante legal. Todo empreendimento deve estar adequado à legislação que garante o acesso universal de todo e qualquer indivíduo, adaptando o prédio para que ele consiga entrar e se locomover sem riscos ou constrangimentos. 

Qual a importância da sua empresa ter uma instalação acessível para pessoas com deficiência e dificuldade de locomoção?

Essencialmente, uma empresa que não está adequada aos conceitos de acessibilidade está em situação de irregularidade legal. Afinal, há leis que compreendem e garantem o acesso de indivíduos portadores de deficiência em qualquer espaço, sendo de competência do estabelecimento promover os meios para que isso aconteça.

Ao não cumprir a lei, a empresa está sujeita a processo e aplicações de multas, conforme o nível de infração que se provar cometido. Além disso, também se demonstra uma espécie de hostilidade no ambiente, que não é amigável ao indivíduo com dificuldade de locomoção ou outras deficiências. Na sociedade, isso pode ser tão mal visto, que influenciará no cotidiano do negócio, reduzindo as parcerias e, efetivamente, a lucratividade.

 

5 itens para adaptar sua edificação à legislação de acessibilidade

Alguns itens são essenciais em uma empresa, de modo a garantir que o conceito de acessibilidade se torne algo real e tangível. Listamos cinco deles a seguir:

Sinalização

A sinalização é uma forma de comunicação inclusiva, especialmente voltada para a orientação dos frequentadores de um local. Elas podem ser de três tipos:

  • Visual: com aplicação de textos e figuras
  • Tátil: com aplicação de itens em relevo e braille
  • Sonora: com aplicação de recursos auditivos.

Rampas e portas largas

Pela legislação, toda rampa precisa ter, no máximo, uma inclinação de 5º, para que cadeirantes consigam acessar o ambiente, mesmo que não tenham extrema força nos braços. Outro detalhe essencial é que as portas sejam largas o suficiente para a passagem das cadeiras e outros dispositivos de locomoção. Logo, o ideal é que elas meçam de 80 a 90 cm de largura. Para os corredores, a metragem deve ser de 1,20 metros.

Piso tátil

O piso tátil é outro elemento fundamental dentro do prédio de uma empresa, pois eles garantem a orientação de pessoas com deficiência. Sua regulamentação deve seguir as normas da ABNT NBR 9.050, que padroniza esse tipo de piso. 

Os pisos táteis de alerta são um conjunto de relevos tronco-cônicos, que identificam que aquele espaço precisa de maior atenção de quem o acesso. Já os pisos táteis de orientação são formados por relevos lineares, que apenas direcionam o caminho a ser seguido.

Banheiros adaptados

Outro item essencial para garantir acessibilidade nas empresas são os banheiros adaptados, com portas mais largas, rampas de subida e maior espaço para a movimentação interna, inclusive nas cabines.

Além da questão envolvendo o espaço, é fundamental que os vasos sanitários sejam mais altos. E que se instale alças e barras de sustentação nesses ambientes.

Sinais sonoros

Os sinais sonoros devem ser utilizados principalmente para garantir que os portadores de deficiência visual sejam alertados sobre situações como desníveis e outros obstáculos. Mas eles também ajudam usuários de cadeira de rodas, muletas e bengalas, ao informar sobre condições de maior dificuldade de acesso.

Agora que você conhece as legislações sobre acessibilidade e sabe como adaptar sua empresa, conte com a Sallus para regularizar seu negócio junto aos órgãos responsáveis.

© 2020 Todos os direitos reservados à Sallus Engenharia Jurídica
 
Desenvolvido por Agência Galatéia