PREPARADO PARA REGULARIZAR A SUA EMPRESA?
ENTRE EM CONTATO »
MANDE UMA MENSAGEM:
(11) 95450-2250
SPDA: sistema de proteção contra descarga atmosférica

Você sabe o que é SPDA e o quanto ele é importante para a sua empresa? Se a resposta for negativa, agora é hora de aprender mais sobre o assunto.

Acompanhe nosso novo artigo e veja como proteger seu patrimônio. Boa leitura!

O que é SPDA? 

Popularmente conhecido como para-raios, SPDA é a sigla para Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas, e tem como função proteger instalações elétricas de construções dos efeitos das descargas atmosféricas ou raios.

Composto por três estruturas que funcionam juntas para “captar” e “desviar” a descarga atmosférica, o SPDA evita que os raios atinjam a edificação na qual está instalado.

Seu funcionamento acontece da seguinte forma:

  • captação do raio (descarga atmosférica)
  • descida do raio até o solo
  • aterramento, onde condutores ligados ao sistema conduzem as descargas atmosféricas pelo solo.

Edificações que têm o sistema de proteção contra descargas atmosféricas instalado ficam protegidas dos efeitos das fortes elevações da corrente elétrica descarregada quando cai um raio. 

Sem essa proteção, podem ocorrer danos nas instalações elétricas do prédio e nos equipamentos a ela conectados.  E em casos mais sérios, pessoas podem ser feridas pela violência das consequências da descarga atmosférica.  

O que é um laudo SPDA?

O laudo SPDA é um documento técnico que descreve o resultado da perícia feita para avaliar se o sistema de proteção contra raios de uma edificação está adequado à NR-5419. 

O documento, que deve ser assinado por um profissional de engenharia elétrica devidamente habilitado pelo Crea (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura), quando identifica uma instalação ineficiente, traz recomendações das ações necessárias para adequar o sistema e assim garantir a proteção necessária contra as descargas atmosféricas.

Por que a sua empresa precisa de um laudo SPDA?

A realização do laudo técnico de SPDA é fundamental para a proteção dos edifícios empresariais e industriais, já que é ele que traz o resultado da avaliação do sistema contra raios, determinando se esse está funcionando de forma adequada, com base nas normas técnicas.

No mais, o SPDA é obrigatório em alguns edifícios e o laudo é o documento que prova que a sua empresa está de acordo com a lei.

Quando o sistema de proteção contra descarga atmosférica está instalado de forma adequada é possível evitar:

  • multas, já que a instalação do SPDA de acordo com as normas técnicas e características de cada edificação é uma exigência legal
  • danos às edificações e ao patrimônio
  • curtos-circuitos e incêndios gerados por descargas atmosféricas
  • prejuízos com equipamentos eletrônicos e máquinas que podem “queimar”
  • perda de vidas sob a responsabilidade da empresas, já que raios podem causar mortes (no Brasil, cerca de 130 pessoas morrem por ano em decorrência de descargas atmosféricas).

Como você pode ver, o sistema de proteção contra descargas atmosféricas é um recurso obrigatório em muitas edificações corporativas e comerciais. E para garantir que o seu estabelecimento funcione de forma regular e evitar dores de cabeça durante a emissão do laudo SPDA, o ideal é contar com a ajuda de uma empresa especialista, como a Sallus Engenharia Jurídica, que está há 15 anos no mercado e tem 100% de sucesso em suas solicitações. 

Quer saber mais sobre nossos serviços de emissão de laudos, alvarás e licenças? Acesse nosso site!

© 2020 Todos os direitos reservados à Sallus Engenharia Jurídica
 
Desenvolvido por Agência Galatéia