Open/Close Menu Licenciadora e Certificadora em SP
PREPARADO PARA REGULARIZAR A SUA EMPRESA?
ENTRE EM CONTATO »
MANDE UMA MENSAGEM:
(11) 95450-2250
licença de instalação

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) possui a responsabilidade de executar fiscalização, exercer controle, monitoramento e licenciamento de atividades geradoras de poluição. Preservar e recuperar a qualidade do ar, das águas e do solo é um objetivo fundamental desse órgão, aplicando uma gestão ambiental aliada à sustentabilidade.

É óbvio que empresas ou indústrias que não estão cumprindo as normas estabelecidas pelo verde e meio ambiente, precisam entrar numa adequação para a emissão da licença.

Dentre os documentos que a CETESB emite, estão: a Licença Prévia, a Licença de Instalação e a Licença de Operação.

Neste artigo, a Sallus Engenharia mostra qual o procedimento que as empresas precisam fazer para obter a Licença de Instalação.

O que é a Licença de Instalação?

A Licença de Instalação tem a função de autorizar a instalação do empreendimento ou da atividade. Isso tudo de acordo com as especificações constantes nos planos, programas e projetos aprovados, incluindo as medidas de controle ambiental e condicionantes.

Em resumo, a licença ambiental tem o poder de autorizar o início da construção de um empreendimento e tem por objetivo atestar que os pré-requisitos e condicionantes estabelecidos na Licença Prévia.

A partir do momento que a empresa tem o projeto inicial detalhado e as medidas de proteção ambiental são definidas, a Licença de Instalação (LI) precisa ser requerida.

É importante ressaltar que a execução do projeto deve ser feita de acordo com o modelo apresentado inicialmente. Qualquer alteração

na planta ou nos sistemas instalados precisa ser formalmente enviada ao órgão licenciador para avaliação.

Como obter essa licença?

Para adquirir essa licença é necessário que a empresa esteja munia de alguns documentos

  • Inscrição e regularidade no Cadastro Técnico Federal (CTF);
  • Processo de licenciamento ambiental federal ativo;
  • Licença prévia válida;
  • Requerimento de Licença de instalação (LI);
  • Plano Básico Ambiental (PBA);
  • Cópia da publicação do pedido da Licença de instalação (LI).

Etapas da Licença de Instalação

O mesmo órgão que emite a Licença Prévia também é o responsável por emitir a Licença de Instalação.

Quando o empreendedor precisar requerer uma solicitação da LI, deve então, comprovar o cumprimento das condicionantes estabelecidas na licença prévia, apresentar os planos, programas e projetos ambientais detalhados e respectivos cronogramas de implementação.

O detalhamento das partes dos projetos de engenharia que possuem relação com questões ambientais são essenciais.

Passos básicos da LI

1 – É realizada uma análise técnica no órgão ambiental. Se for o caso, pode haver manifestação, tanto do órgão ambiental em questão, como de outras esferas de governo.

2 – Realização do pagamento do valor cobrado pela licença; recebimento e publicação de anúncio de sua concessão no Diário Oficial da esfera de governo concedente e anúncio em jornal de grande circulação na região onde será instalado o empreendimento.

3 – Implementação das condicionantes determinadas.

É válido lembrar que o início das obras sem a devida licença de instalação é considerado indício de grave irregularidade, conforme Acórdão 516/2003-TCUPlenário (subitem 9.2.3.2), predispondo o empreendimento à interrupção do repasse de recursos financeiros federais.

Além do mais, a execução do projeto deve ser feita conforme o modelo apresentado.

Duração da Licença de Instalação

Portanto, o prazo mínimo de duração é de acordo com o cronograma de instalação da atividade. Já o prazo máximo é não superior a 6 anos.

Se sua empresa possui dúvidas a respeito das etapas do Licenciamento Ambiental? Fale com a nossa equipe.

A Sallus Engenharia realiza os trabalhos de Licença Prévia (LP), Licença de Operação (LO) e execução de todas as ações para o cumprimento de eventuais condicionantes ambientais.

© 2020 Todos os direitos reservados à Sallus Engenharia Jurídica
 
Desenvolvido por Agência Galatéia