Open/Close Menu Licenciadora e Certificadora em SP
PREPARADO PARA REGULARIZAR A SUA EMPRESA?
ENTRE EM CONTATO »
MANDE UMA MENSAGEM:
(11) 95450-2250

O IPTU Verde é um incentivo do governo em prol da preservação ambiental. Ele se tornou uma interessante alternativa para economizar, enquanto protege o planeta.

Para pessoas que são adeptas das duas coisas, esse programa é ideal. A proposta do benefício é, justamente, aumentar o engajamento dos indivíduos com a luta pelo meio ambiente.

E o fato de gerar economia no orçamento, faz com que bastante gente se interesse em participar.

Mas, nem todo mundo entende exatamente como esse programa funciona e nem a importância que ele gera para os municípios que são adeptos.

Por isso, trouxemos esse conteúdo especial, que vai explicar tudo o que é preciso saber a respeito do IPTU que incentiva a sustentabilidade.

 

O que é IPTU verde e por que ele surgiu?

O IPTU verde é um incentivo do governo que surgiu na cidade de Salvador, na Bahia.

Seu surgimento se deu pela tentativa de reduzir o consumo de recursos na cidade e, também, para diminuir o despejo de resíduos da construção civil.

A ideia original era incentivar que as grandes construtoras tivessem uma ação mais sustentável em relação a esses excessos. Em troca, o governo reduziria parte do imposto cobrado.

O resultado foi muito positivo e o benefício se estendeu a todas as edificações que possuam soluções sustentáveis implantadas.

Inclusive, se elas forem inseridas após uma reforma, é possível solicitar o IPTU verde diretamente na próxima cobrança do imposto.

Alguns exemplos dessas soluções são:

  • Sistemas de reaproveitamento de água;
  • Jardim sustentável;
  • Coleta inteligente de lixo;
  • Uso de energia solar;
  • Calçadas permeáveis;
  • Instalar telhados verdes, entre outros.

 

Quais são seus principais benefícios?

Os principais benefícios que o IPTU Verde gera, são, em suma, as características que o define: a economia no pagamento de impostos e as ações sustentáveis.

Como as modificações no prédio efetivamente beneficiam a sociedade, os vizinhos e o meio ambiente, o desconto, nesse caso, é praticamente uma bonificação ou recompensa pelo pensamento empático e preocupado.

Já em relação à questão ambiental, é essencial que haja uma mudança imediata nos comportamentos cotidianos em prol da proteção do meio ambiente.

Essas ações, por mais que sejam, inicialmente, pontuais, acabam por influenciar o redor. E, com o incentivo da redução de impostos, acaba incentivando mais pessoas a investirem em práticas mais verdes.

Por fim, ainda podemos citar mais um benefício que o IPTU Verde promove, que é a economia, de modo geral.

O uso de lâmpadas de LED, a redução do tempo de chuveiro, investimentos em painéis solares, tudo isso faz com que haja uma diminuição nos gastos com contas de consumo.

No final do mês, além de ter ajudado o planeta, você perceberá que também ajudou o seu bolso.

 

Qual a importância do IPTU verde para as cidades?

Manter uma harmonia entre natureza e cidade é um objetivo a ser alcançado e ações como a implementação do IPTU Verde contribuem para esse equilíbrio.

Com o incentivo da redução no custo dos impostos, o que se conquista vai muito além: ele proporciona ações sustentáveis, que impactam positivamente o ambiente.

Aos poucos, os centros urbanos vão se tornando mais verdes, com adeptos de práticas mais engajadas com a natureza.

Isso, a longo prazo, proporcionará mais qualidade de vida, menos estresse e muito mais saúde para todos.

Por mais que essas mudanças pareçam radicais inicialmente, elas vão se tornando mais fluidas conforme há repetições.

Com isso, há mais sustentabilidade e muito mais engajamento socioambiental!

 

Como obter esse benefício?

Diferentemente do que você e muita gente pensa,para ter acesso a esse incentivo é necessário fazer um processo relativamente simples.

O primeiro passo, é claro, consiste em aplicar as ações sustentáveis em sua edificação. Transforme a sua casa em um sistema ecológico, inserindo os elementos que citamos como exemplo.

Quanto mais sustentável a sua casa for, maior será a chance de conquistar o benefício.

Até mesmo calçadas arborizadas podem dar esse direito em algumas cidades, como destaca matéria do portal G1.

Depois, você deve ir até a prefeitura da sua cidade, que é o órgão responsável pela cobrança do IPTU comum. Lá, faça o cadastro solicitando o pagamento da modalidade “Verde” desse imposto.

É possível que a prefeitura indique a visita de um fiscal até a sua residência, para verificar se o IPTU Verde pode ser um incentivo dado a você.

Caso seja aceito, o desconto no imposto pode variar de 2% a 15%, o que vai gerar uma redução significativa.

Para ler mais conteúdos como esse, acompanhe o blog da Sallus Engenharia Jurídica. Lá você sempre vai encontrar ótimos artigos que vão te orientar em diversos aspectos jurídicos e legais.

© 2020 Todos os direitos reservados à Sallus Engenharia Jurídica
 
Desenvolvido por Agência Galatéia